O que  é Reballing?

Reballing é o processo usado para a reparação das soldaduras de chips do tipo BGA (ball grid array). As suas esferas de solda deram o nome de Reballing ou Reball o que significa, voltar a fazer bolinhas ou voltar a soldar as esferas. Este tipo de reparações começam a ser muito frequentes, devido ao grande volume de equipamentos que nos chegam com o mesmo tipo de problemas:

“uma soldadura estalada”. Este tipo de problemas é mais notório no chip gráfico, e afecta todo o tipo de equipamentos, desde portáteis, consolas e até mesmo telemóveis ou televisores.

Normalmente, quando um computador liga mas não dá imagem, ou um computador liga e apresenta riscos no ecrã ou outro tipo de anomalias , 99% é apenas causado por uma soldadura de um chip gráfico, no entanto não é fora do comum esse problema de solda estar dentro do próprio chip visto que na maioria dos casos os integrados vêm numa embalagem chamada “package” onde a dye é soldada à package do chip.

Existe também os problemas da cristalização e curtos circuitos causados por “tin whiskers” ou “bigodes de solda” que são provocados pela soldadura com chumbo, por isso usamos nas reparações solda com pb38sn62 (38% chumbo 62% estanho)  para evitar eventuais futuros problemas.

E quando for necessário a substituição de um chip?

Aconselhamos sempre a mudar um chip nas reparações deste género, contudo poderemos sempre fazer um reball “à experiência”, existe no entanto alguns chips que não fazemos reball pois sabemos que será um chip problemático.

Quando um chip continua a dar problemas mesmo após um reball terá que ser feito a substituição do mesmo por uma versão mais recente e melhorada. Devido a alguns chips terem solda na constituição do seu interior não é fora do comum encontrar chips com defeitos que apesar de poderem ficar temporariamente a funcionar na realidade a solda no seu interior encontra-se danificada, sendo necessário a substituição do mesmo

Quais são os chips que apresentam mais problemas?

Regra geral, todos os chips da nvidia fabricados até 2009 (são os mais problemáticos), mas existe alguns modelos que são melhores do que outros, contacte-nos para podermos fazer o diagnóstico.

Já fui enganado antes, e agora?

Devido à facilidade de voltar a “dar vida” a um equipamento com uma soldadura estalada, através do método de reflow, que muitas vezes é feito apenas a “dar calor” no chip para a fenda voltar a fechar, é comum encontrar empresas que reparam o equipamento, cobrando valores por reparações que irão voltar a aparecer. Tendo em conta que este não é o processo correto para soldar um chip deste género, visto que na maioria dos casos o chip está sujeito a temperaturas muito superiores à sua tolerância sendo estas reparações feitas com pistolas de ar quente industriais, danificando chips, e a motherboard que deveria estar sujeita a temperaturas superiores a 100c para não empenar, acabando por sofrer um choque térmico na zona do chip BGA e podendo deste modo ocorrerem deformações que invalidam qualquer tentativa de reparação posterior.

A pensar em si estamos totalmente equipados com as melhores máquinas para este tipo de funções da prestigiada marca Kurtz Ersa , que nos permitem ter uma taxa de sucesso significativamente elevada, conseguindo deste modo, trabalhar em qualquer tipo de condições ou avarias deste género.

Por tudo isto damos 6 meses de garantia, espelho da confiança que temos no nosso trabalho

Reparações Eletrónicas

Somos especialistas na área da eletrónica reparando componentes que normalmente seriam substituídos em caso de avaria, baixando assim os custos de reparação para o cliente final. Estamos equipados e treinados para soldar componentes do tipo SMD que são soldados à superfície e em especial BGA (veja mais em reballing).

Uma ficha dessoldada ou um mau contacto num chip, um componente passivo que necessite de ser substituído, são apenas alguns dos exemplos que nós podemos resolver.

Usamos estações de solda de última geração, que nos permitem chegar a qualquer tipo de avaria. O nosso equipamento “ESD Safe” permite soldar componentes sem provocar danos nos mesmos, os tapetes anti estáticos permite-nos trabalhar em segurança, e o nosso conjunto de centenas de ferramentas diferentes permitem-nos trabalhar com a precisão e rigor que o seu equipamento merece.

Somos também especialistas em reparação de componentes afectados por Água (Water Damage) , estamos equipados com uma tina de ultra sons para limpeza a fundo da corrosão causada por líquidos, salvando em grande parte dos casos os equipamentos que ficaram afetados.

Estamos também equipados com um reprogramador de Bios para reparar diversos problemas em portáteis, assim como, remoção de passwords nas bios.

Não tente reparar o seu equipamento, a eletrónica é complexa e terá que ser feito por profissionais em ambiente de laboratório, qualquer tentativa de reparação feita por um não profissional poderá tornar a reparação mais difícil e mais dispendiosa. Entregue o seu equipamento a profissionais empenhados em resolver qualquer tipo de problema, confie na nossa experiência na área técnica, para que o seu aparelho eletrónico tenha a melhor chance possível de sair bem reparado, e lembre-se: não tente reparar o seu equipamento

Vantagens:

Especialistas em electrónica
Equipamento topo de gama para uma reparação minuciosa
Reparação em vez de substituição
Reprogramação de Bios
Garantia de 6 meses

Necessita de alguém com experiência nesta área?

Nós ajudamos. Entre em contato connosco.